Nos últimos dez dias estive em três cidades diferentes, em atividades de formação para trabalhadores da Assistência Social, e em mais uma para um minicurso voltado à comunidade acadêmica. As atividades para a Assistência Social foram nas cidades de Recife, Bom Jardim e Igarassu. Nas duas primeiras, estive com as equipes dos CRAUDs (Centro de Acolhimento e Referência ao Usuário de Drogas). Com estes, foi meu terceiro encontro com a equipe do CRAUD Recife, e o segundo com o de Bom Jardim, onde eu sempre me supreendo com a presença não apenas dos técnicos, mas também de usuários do serviço.

Em Igarassu eu pude conversar com a equipe do CAUD (Centro de Atendimento ao Usuário de Drogas). Na chegada, a instituição lembra em muito uma Comunidade Terapêutica, mas há diferenças muito grandes. Não há limites com respeito ao uso de telefone, os familiares podem fazer visitas quando desejarem, e os usuários retornam para casa todo fim de semana. Há um forte investimento no reforço escolar, bem como oficinas de artesanato e capoeira. O estímulo à espiritualidade existe, mas sem indicação desta ou daquela religião.

Já a atividade voltada à comunidade acadêmcia foi realizada na cidade paraibana de Campina Grande, onde ministrei um minicurso de 12 horas, na UEPB (Universidade Estadual da Paraíba). O evento foi uma promoção do curso de Psicologia, e contou com a presença de dezenas de estudantes, além de conselheiros tutelares, professores universitários e profissionais do Consultório de Rua e do CAPSad local. Na pauta, as contribuições da Redução de Danos para o cuidado de pessoas que fazem uso problemático de álcool e outras drogas.

Marcadores , Bookmark the rel='bookmark'>permalink.

Um comentário:

Fátima disse...

Dênis foi uma pena eu ter saído do CRAUD-BOM JARDIM uma semana antes de sua visita, mas como sempre já soube da vivência e em nome de todos só temos a agradecer a sua contribuição, os usuários ficam deslumbrados com sua simplicidade e capacidade querendo se espelhar em vc para tornarem-se quem sabe futuros redutores de danos. Muito obrigada.

Fátima Valença - Psicóloga Social