Ontem, dia 20 de junho, participei de uma roda sobre Redução de Danos na cidade de Boqueirão, Paraíba. A atividade fez parte do II Seminário de Formação Continuada em Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, organizado pela Coordenação de Saúde Mental do Município de Boqueirão. Participaram ainda do evento a psicanalista Glacy Gorski, que é supervisora clínico-institucional da rede de Saúde Mental da cidade, e as professoras Carmem Tereza e Valéria Soares, do curso de Terapia ocupacional da UFPB. Boqueirão é uma cidade que investe forte em Saúde Mental, e que é conhecida pela seriedade com que desenvolvem projetos envolvendo trabalho e geração de renda.

Infelizmente, não me foi possível participar do seminário desde o início. Chegei um pouco atrasado para a roda da tarde, que estava marcada para as 14:30. Havia algo como 40 pessoas reunidas em uma roda: muitas agentes comunitárias de saúde, além de alguns profissionais de equipes de CAPS e PSF. Em uma roda de apresentação, foi possível perceber, rapidamente, que a grande maioria das presentes tinha algum tipo de problema relacionado ao uso de álcool e outras drogas dentro da família. Nos serviços, não era diferente: a maioria dos presentes percebe que estas questões estão chegando com maior frequência ao SUS.

Conversamos bastante sobre o conceito de Atenção integral a pessoas que usam álcool e outras drogas. O grande nó se resume, disse, a percebermos que as pessoas que usam álcool e outras drogas não se reusmem aos seus usos, mas que têm necessidades e demandas que se situam para muito além da drogas.

Ao final do seminário, a coordenadora de Saúde Mental de Boqueirão, Teresinha Brito, convidou-me a conhecer as duas iniciativas de Economia Solidária que tornaram esta uma cidade referência no estado da Paraíba. Inicialmente, conheci o galpão em torno do qual há uma série de hortas de flores, e também de uma série de hortifrutigranjeiros. Dali, fomos ao restaurante, no qual havia fila para compra de uma sopa que, ao que parece, já se tornou conhecida na cidade. A equipe contou-me que se vende algo entre 40 e 50 almoços por dia, além das sopas à noite.

Como já tinha feito um lanche ao final da roda de conversa, agradeci à sopa, mas aceitei de bom grado o cafezinho. Estava uma delícia!

Marcadores , , , Bookmark the rel='bookmark'>permalink.

3 comentários:

Marcelo da Rocha disse...

Embora eu seja adepto da abstinência total.
Sim chegamos em um tempo em que acreditar que um dependente. químico se resume a sua doença é puro simplismo.
Reconheço a valia e importância da redução de danos como um caminho dos mais importantes no trato com significativa parcela da população dependentes químicos. Mas não acredito em um Brasil pela redução de Danos.
Marcelo da Rocha
Associação dos Dependentes Químicos em Recuperação www.adqrbrasil.com

Dênis disse...

Marcelo, eu também não acredito em algo como "um Brasil pela Redução de Danos". Acho muito mais apropriado a defesa dos direitos humanos dos usuários de drogas, em abstinência ou não. Que suas múltiplas demandas e necessidades possam ser atendidas, sejam elas demandas por Redução de Danos, por programas de proteção a pessoas ameaçadas de morte, ou quaisquer outras. O que vale à pena é defender as pessoas, não as tecnologias de cuidado.

mari barreto disse...

OLA MARCELO,OLA DENIS CONCORDO QUE UM BRASIL PELA REDUÇAO DE DANOS SERIA UMA INICATIVA BASTANTE COMPLICADA DE SE MANTER,POREM ACREDITO QUE NÓS QUE ACREDITAMOS EM UM BRASIL LIVRE, NAO SOMENTE DAS DROGAS, MAS DA DISCRIMINÇÃO AO USUARIO,TEMOS QUE ACREDITAR E TENTAR REDUZIR OS DANOS E TRABALHAR ASSIM COMO NA PARAIBA MAS ABRANGER TODO NOSSO PAIS.
Achei super interessante o trabalho feito na paraiba e gostaria muito de ajudar a fale-lo aqui em paulista-PE caso tenham alguma ideia e condiçoes de realiza-lo oidem entra em contato comigo pelo email:mari__barreto@hotmail.com ou tel:88946644
obrigada e parabens!!!