CONTROLANDO A MALUQUEZ    DOWNLOAD!
Desde 2008, tenho oferecido um minicurso sobre o cuidado de pessoas que usam álcool e outras drogas. Os temas são diversos, abordados a partir de contribuições da Redução de Danos, da Educação Popular, e de minha vivência pessoal com o tema. Com formato flexível, pode ser adaptado a diferentes necessidades e realidades.


CONSULTORIA MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Durante o primeiro semestre de 2012, num trabalho iniciado ainda na Paraíba e concluído já depois de minha mudança para o Rio de Janeiro, contribuí com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, na elaboração de um material com recomendações sobre o atendimento de pessoas e famílias em situações de risco e/ou vulnerabilidade social associadas ao uso de álcool e outras drogas nos serviços da assistência social.

CAPSad PRIMAVERA
Entre 2009 e 2011, fiz parte da equipe multiprofissional do CAPSad Primavera, na cidade de Cabedelo, Paraíba. Foram pouco mais de dois anos, junto de técnicos e gestores comprometidos com a construção do trabalho em saúde dirigido a pessoas com problemas associados ao uso de álcool e outras drogas. No cotidiano do serviço, dediquei-me de modo muito especial ao desenvolvimento de oficinas de música, que acabaram se desdobrando no projeto Oficina de Samba, que fez algumas apresentações.

CONSULTORIA PERNAMBUCO
Entre 2009 e 2011, pude contribuir para o desenvolvimento do "Programa de Ações Sociais Integradas de Enfrentamento aos Problemas Decorrentes do Uso do Crack", contribuindo para a elaboração de diretrizes para o cuidado de pessoas que usam álcool e outras drogas na rede de Saúde Mental, e também para a formação de equipes multiprofissionais das áreas de Saúde e Assistência Social, por meio de oficinas de sensibilização e capacitação em Redução de Danos.

PROJETO HOMENS, GÊNERO E REDUÇÃO DE DANOS
Em 2010, participei do Projeto organizado pelo Instituto Papai (Recife, PE), com o objetivo de oferecer formação sobre as contribuições das reflexões sobre Gênero e Masculinidades, em articulação com a Redução de Danos, para o cuidado de pessoas que usam álcool e outras drogas. O projeto foi dirigido a gestores de políticas e serviços de saúde das regiões metropolitanas de Recife e João Pessoa. Neste projeto, contribuí como responsável pelas articulações junto aos gestores em Baieux, Cabedelo, Santa Rita e João Pessoa.

RELATÓRIO BRASIL 2008
Produzido a partir do esforço de articulação de diferentes leituras, de diferentes especialistas, a respeito da situação das políticas de drogas no Brasil, observadas a partir de distintos olhares, mas com uma clara unidade em torno do respeito aos Direitos Humanos. Neste projeto, escrevi o capítulo sobre saúde, e contribuiu decisivamente para a articulação que resultou no relatório, que foi divulgado durante o encontro mundial de ONG’s sobre drogas, em Vienna.

RoDa BRASIL
Em 2007 eu coordenei, junto com Semiramis Vedovatto, o projeto RoDa Brasil, para a Associação Brasileira de Redutoras e Redutores e Danos (ABORDA). O projeto teve como objetivo a articulação em rede do campo da Redução de Danos. Para tanto, o projeto dividiu-se em cinco projetos regionais, articulados, mas autônomos, que garantiram a visita à quase totalidade dos coletivos de Redução de Danos existentes em praticamente todos os estados brasileiros.

LEVANTAMENTO SITUACIONAL RoDa BRASIL
O Levantamento Situacional Brasil/2007 – Projeto RoDa Brasil, apresenta um amplo diagnóstico da situação da Redução de Danos no Brasil, com ênfase em aspectos relacionados aos redutores de danos. Este documento foi produzido na problematização dos dados e das vivências produzidos ao longo do projeto RoDa Brasil.

AGENTES DE TRANSFORMAÇÃO
Em 2006, a Associação de Redutores de Danos de Porto Alegre (ARD’PoA), desenvolveu o projeto Agentes de Transformação, que teve por objetivo a formação política de jovens ativistas sobre temas específicos da área da saúde. Foram vistos temas como História da Saúde Pública, História da Loucura, Políticas de Redução de Danos e Políticas de Aids. Fui coordenador deste projeto, e também responsável pelo planejamento político-pedagógico.

NAS BOCAS
Também em 2006, a ARD’PoA desenvolveu um outro projeto, chamado Nas Bocas, voltado à promoção de saúde a pessoas que usam drogas, com ênfase em usuários de crack. Durante 12 meses, três distintas comunidades de Porto Alegre foram visitadas por equipes de redutores de danos. O projeto esteve dentre os primeiros a utilizarem um protetor labial como insumo no trabalho de campo. Neste projeto, atuei como redutor de danos.

PROGRAMA DE REDUÇÃO DE DANOS DE PORTO ALEGRE
Desde 1996, o Programa de Redução de Danos da Prefeitura Municipal de Porto Alegre (PRD/PoA) realiza ações de promoção de saúde junto a pessoas que usam drogas. Trata-se de um dos mais antigos serviços de Redução de Danos em atividade ininterrupta no Brasil. Ali, fui redutor de danos entre os anos de 2004 e 2005.


INSTITUTO LEONARDO MURIALDO – MORRO DA CRUZ PARA A VIDA
O Instituto Leonardo Murialdo (ILEM) é uma instituição voltada à formação profissional, situada na periferia da cidade de Porto Alegre. Por meio da Educação Popular de Paulo Freire, são desenvolvidos diferentes projetos de intervenção social. Trabalhou em vários deles, com destaque para o projeto Morro da Cruz para a Vida, no qual era responsável pelas articulações entre Educação Popular e Saúde.