Cocaína (o livro)

Em nosso primeiro fim de semana depois da mudança para o Rio de Janeiro, eu e Flávia fomos passar um domingo em Santa Teresa. Depois de uma bela feijoada no Marcô, regada a bossa-jazz da melhor qualidade, fomos tomar um café no Largo das Letras.
Continue reading

Medalha Chico Mendes 2012

Acabo de voltar da cerimônia de entega da 24ª Medalha Chico Mendes de Resistência, promovida anualmente pelo Grupo Tortura Nunca Mais do Rio de Janeiro. O evento ocorreu na sede da OAB/RJ, e contou com o apoio de diversas entidades civis, partidos políticos e movimentos sociais. O grande auditório estava lotado de ativistas e simpatizantes das lutas em defesa dos Direitos Humanos.

Foram dez homenageados, dentre os quais três in memorian: Gabriel Sales Pimenta, Maria Célia Corrêa, Osvaldo Orlando da Costa. Dentre os homenageados, a Comunidade de Pinheirinho, representada por duas de suas lideranças. Interpelaram-me de modo especial as homenagens a Márcia Helena Honorato, que vem sofrendo ameaças em função de sua militância em defesa dos Direitos Humanos na região da Baixada Fluminense, a Maria Augusta Tibiriçá Miranda, médica lutou contra a ditadura, com importante participação no movimento "O patróleo é nosso!", e Deize Silva de Carvalho, que vem desenvolvendo uma luta sem trégua para garantir que os jovens das comunidades populares do Rio de Janeiro tenham direito à vida.

 A Medalha Chico Mendes de Resistência foi criada em 1988, em resposta à cerimônia de entrega da Medalha do Pacificador, honraria outorgada pelo Exercíto Brasileiro, e que naquele mesmo ano premiava pessoas diretamente envolvidas com o golpe civil-militar de 1964. Nos seus 24 anos de existência, a Medalha Chico Mendes de Resistência já foi entregue a grupos e pessoas extremamente representativos das lutas sociais desenvolvidas no Brasil: Dom Paulo Evaristo Arns, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri, Luis Carlos Prestes, Frei Tito, Dom Pedro Casaldáliga, MST, David Capistrano, Paulo Freire, Herbert de Souza, Leonardo Boff, Dom Helder Câmara, e tantos outros personagens daquilo que há de mais vital na história brasileira: seus processos de resistência.
Continue reading