A dupla aí ao lado tem razões de sobra pra esbanjar sorrisos. De azul celeste (em homenagem ao Uruguay!), está o nobre detentor deste território virtual; ao seu lado, vestindo modelito neocubista, o Dr. Erenildo João Carlos, professor no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba, e meu orientador no mestrado em Educação, cuja defesa aconteceu hoje. Sem sua parceria, não teria sido possível levar à cabo o trabalho de analisar o discurso em campanhas de prevenção ao uso de crack, a partir do instrumental teórico-metodológico da Análise Arqueológica do Discurso, de Michel Foucault.
Mas como eu ia dizendo, a dupla tinha mesmo razões de sobra pra estar toda sorrisos. O auditório do PPG Educação lotou pra assistir à defesa da dissertação "Entre imagens e palavras: o discurso de uma campanha de prevenção ao crack". Os professores convidados para a banca trouxeram lindas contribuições, e não economizaram elogios ao resultado final do trabalho de dois anos de pesquisa sobre as campanhas de prevenção ao uso de crack. O professor Erinaldo trouxe contribuições para aprofundar a reflexão sobre as visualidades; o professor Vaz proble-matizou aspectos relacionados à análise propriamente dita, questionando a respeito de minha compreensão de que o que fiz não pode ser chamado de uma "interpretação"; por fim, o professor Luiz Júnior trouxe um olhar radicalmente foucaultiano, em seu recorte mais anarquista, mas rebelde. Chamou-me de "transgressor", o que deixou-me muito orgulhoso!

A banca concluiu que minha dissertação contempla as exigências que me tornam apto a receber o título de mestre. Mas o que me deixou mais feliz foi a indicação unânime de que meus escritos sejam publicados no formato de um livro! Agora, é o esforço de adaptar a dissertação a uma linguagem diferente da utilizada na academia.

Ao que parece, a única coisa ruim foi que eu não consegui fazer funcionar a maquinaria para transmitir toda a cerimônia por meio da twitcam. Ao menos a defesa foi gravada; quem sabe conseguimos colocar algo no YouTube?

Marcadores , , Bookmark the rel='bookmark'>permalink.

4 comentários:

Cintia disse...

Muito me orgulha e pouco me surpreende. Nunca duvidei da sua capacidade e seu brilhantismo nato. Ganhará a sociedade, com a publicação de seu livro, que passará muito ao longe da demagogia, muito próximo da realidade, com muito convite à reflexão. Sucesso SEMPRE em tua vida. Um grande abraço, Cintia

Dênis disse...

Valeu Cintia!!!

Alexandre Florez disse...

Fico interado do que rola nas plagas paraibanas através do teu blog... Bueno! Capacidade e competência, tens de sobra. Nada mais justo que uni-las sob o regime da práxis cotidiana. A transmissão do conhecimento com finalidade de auxiliar o desenvolvimento da sociedade. É tua vocação, e, nós agradecemos por isso. Parabéns! Um abração.

Dênis disse...

Elogiaram minha escrita Alexandre! Disseram ser algo incomum em textos acadêmicos. Mal sabem eles que a culpa é dos amigos que dominam a pena como poucos... Com guias assim, a gente se puxa até pra escrever bula de laxante!